Friday, June 15, 2007

As opiniões mudam...tudo muda

É importante primeiramente ter assente a noção de que as coisas mudam todas.... reparem no que acontece à nossa volta nos objectos, nas emoções, nas circunstâncias, nos comportamentos, no aspecto fisico das coisas e seres...enfim..em tudo há mudanças mais ou menos rápidas...mais ou menos perceptiveis a olho nu....mas são MUDANÇAS. - um conceito que curiosamente já é milenar no Tibete....

Como é de senso comum...a Ciência (que em tempos apergoou verdades absolutas) teve de se contradizer e mudar de opinião várias vezes de forma a evoluir...e...inevitavelmente expandir a realidade Humana.........aprendeu com erros...e explicou realidades...descobriu....reinventou-se e permitiu que o mundo se reinventasse.

Então... para quem tem a Ciência como o seu "Deus" pessoal, não pode de forma alguma ser fechado numa opinião como sendo a verdade absoluta....o que pode fazer é simplesmente aceitar essa realidade actual como sendo apenas o ponto de conhecimento em que se está de momento sobre determinado assunto.

Já a falta de capacidade da religião em mudar, entregou homens à ciência...só que a Ciência não está preparada nem vocacionada a preencher o lado espiritual do Homem. Além disso, a religião tradicional pela sua dificuldade de adaptação, também entregou homens a novas religiões (algumas de cariz duvidoso)...e despertou-o também para novas e válidas espiritualidades que até agora me parecem incompletas..ou por falta de guias; de maturidade; por conceitos dispersos e por serem...muitas cabeças a pensar para seu lado sem cimentarem conceitos comuns..e infelizmente há muitas pessoas com "estatutos" nessas novas espiritualidades mas que não sabem muito sobre o que apregoam, não têm muita preparação...são muito incompletos*.

Basicamente...a conclusão que chego é que as "rodinhas" que cada um de nós tinha (religião e/ou ciência) estão a ser insuficientes.....para uns de nós...já apodreceram e cairam...agora é tentar seguir para um percurso pessoal de entendimento...Não é facil estar nessa posição se tivermos medo do desconhecido.....mas ultrapassá-lo será o primeiro passo para a verdadeira libertação......essa realidade nova e verdadeiramente pessoal, a meu ver, englobará conceitos dos dois mundos..para criar um novo...pessoal...mas global.

Parece-me óbvio que tudo isto não está a acontecer por acaso.....(porque nada acontece por acaso)....parece que se trata da Evolução a precisar de um passo em frente.. e que certamente servirá para estarmos preparados para um futuro que aí vem a passos largos e que nos obrigará a viver a vida de outra forma.

A Mudança tem de ser individual..renunciar à mudança como individuo..é renunciar a evolução...é ficar para trás. Temos de manter a cabeça aberta....pôr teimosias de lado..e aprender...

2 comments:

Anonymous said...

Tudo muda...todos mudam... o teu eu está em constante mutação, evolução...
Só quem não consegue encarar essa mudança como sendo positiva nunca se poderá realmente conhecer e fica preso numa imagem daquilo que foi...

Esta mudança espiritual, que falas, parte de uma altura em que começas a pôr tudo em causa, em que a ciência e a religião já não chegam para explicar uma série de momentos que não entendes, não queres pensar que tudo pode passar por simples situações que a vida te dá.

Dizes que não acreditas em Deus, na religião, mas não entendes que andas à procura do teu "próprio Deus". Algo em que acreditar... não queres sequer pensar que és só uma no meio de tantos outros...

É só mais uma opinião...

Beijos...

Nuno's said...

As "simples situações" que a vida me dá como dizes..são aquilo que sinto...e...não sinto como sendo coisas desprovidas de fundamento e objectivo...já tive as minhas provas destas coisas...ignora-las ou banaliza-las é fugir do objectivo de mudança...de aprendizagem.

Sim...ando à procura de algo...não é religião...mas sim uma espiritualidade minha...podes chamar o que quiseres...no caso de ser "Deus" que busco...talvez até seja eu o meu deus....bem...não sei ainda..mas...seja como for quero é ter consiência do poder que tenho sobre mim, sobre a minha vida e sobre o que me acontece...algumas experiências pessoais mostraram que existe esse poder..e sei que vai para além do palpável..são de um foro mais profundo...observando a religião...a psicologia e outras coisas que influenciam a atitude das pessoas..a sua energia...a sua determinação..motivação etc vejo que há algo em comum...e que realmente altera a vida e os acontecimentos...portanto sinto a minha necessidade pessoal de controlar essa força para mim próprio.

Obrigado pelo coment.